vida diaria
A Ordem Secular dos MC é constituída por Fraternidades abertas a todos os cristãos seculares. Nelas há lugar para jovens, para casados, viúvos e celibatários no mundo; para clérigos e leigos; para todas as classes sociais, todas as profissões, para todas as raças; para homens e mulheres. Há lugar para todos porque se busca viver segundo o Santo Evangelho como irmão e irmãs da caridade.
Os MC seculares constituem uma verdadeira Ordem na Igreja. Não formam um mero movimento ou associação qualquer, mas uma ordem reconhecida como tal pela Igreja, que lhe apresenta uma forma de vida chamada Regra.
  • A Ordem dos MC tem a nobre missão de reavivar nas consciências a honestidade dos costumes e os sentimentos Cristãos de paz e caridade, destinada a homens e mulheres que sem deserção da própria família e sem renunciar as suas propriedades, pudessem levar a todos os sentimentos Cristãos e a estes os chamou de Irmãos da Caridade, conhecida hoje como Ordem Secular dos Missionarios da Caridade e seus membros tentam alcançar a perfeição Cristã.
Nossa família Missionários da Caridade, tem uma forma peculiar de viver em nosso Carisma, nossa vida diária consiste em despertarmos às 4:00 da manhã para meditação, silêncio, estudo e oração, às 7:00 horas tomamos o nosso desjejum. No horário das 8:00 horas da manhã comecemos nosso trabalho em nossas casas, hospitais, escolas e ruas. Somos uma comunidade que não nos envolvemos em assuntos que venha denegrir ou macular o nome e imagem de qualquer pessoa, se o assunto não for sobre: Deus, cultura, ajuda, alegria, caridade, esperança, amor. Palavras que com um sorriso, ajuda no necessário e segue nossa jornada.
Não discriminamos nenhuma religião, cor, raça, etnia, gênero e como dizia nossa Santa Madre Teresa: “Todos são filhos de Deus e quem vive julgando as pessoas não tem tempo para amá-las”. Todos os membros de nossa família Missionários da Caridade devem procurar viver em constante alegria e sempre com um sorriso no rosto, pois o amor começa com um sorriso, que o silêncio e a paciência seja nosso lema constante, que não nos envolva em polêmicas Eclesiásticas da Igreja sobre assuntos que não nos compete, com Bispos, Cardiais e etc. Somos uma Ordem Secular da Vida Comum sem votos. O idioma falado em nossas casas é o Inglês, porém cada membro deve falar o idioma local onde forem trabalhar com os necessitados.
No dia primeiro de fevereiro de 1965, Sua Santidade o Papa Paulo VI concedeu o Decretum Laudis que estabeleceu os Missionários da Caridade como uma Congregação de Direito Pontifício.
Nós somos dispensados da autoridade do ordinário local pelo nosso Sumo Pontífice, Sua Santidade o Papa e nos submetemos apenas a sua autoridade, de acordo com o número da Lei de Direito Canônico (c 591)
Os membros de nossa Ordem poderão visitar e frequentar lugares públicos, políticos com o propósito de melhorar e dignificar a vida humana, somos membros em plena comunhão com a grande família Missionários da Caridade espalhados pelo mundo.

Copyright 2013 © The Benedictine Secular Order of the Missionaries of Charity Order.